quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Encontro Diocesano da RCC

Clique para ampliar
Dia 09 de fevereiro de 2014 em Três Lagoas aconteceu o primeiro encontro da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Três Lagoas. O encontro ocorreu no Centro Diocesano da cidade com a presença da coordenação diocesana da RCC, coordenadores paroquiais de grupos de oração e coordenadores de ministérios da RCC.

Iniciou-se com um momento muito forte de oração, animação e louvor com o Ministério de Música e Artes de Aparecida do Taboado. Em seguida, o coordenador diocesano da RCC apresentou as orientações para 2014.

Clique para ampliar




Randerson também transmitiu as orientações da RCC para o ano de 2014, recebidas em virtude do ENF/2014 - Encontro Nacional de Formação da RCC Brasil - realizado em Aparecida do Norte - SP entre os dias 23 e 26 de janeiro.

Clique para ampliar



A ex-coordenadora da RCC (2012/2013), Cleunir (assessora da RCC) falou aos participantes, bem como o coordenador diocesano de formação, Julio, de Três Lagoas e o coordenador estadual da Nossa Casa, Nossa Bênção, Valdir Pivatto.

Valdir Pivatto falou sobre a construção da sede nacional da RCC, que acontece na cidade de Canas-SP, das formas de arrecadação e da principal fonte de arrecadação que é o carnê. Conscientizou a todos os servos e os motivou a assumir um carnê e, assim, colaborar na construção. Disse também, que cada grupo de oração paroquial deve assumir pelo menos três carnês, que deverão ser divididos entre o grupo de oração e os ministérios que o compõe.

Clique para ampliar
Após o almoço os presentes foram divididos pelos ministérios que compõem os grupos de oração da diocese a fim de planejar os encontros e formações para o ano de 2014. Bem como trocar experiências para uma maior profundidade na oração, sendo obediente à escuta do Espírito Santo que quer falar conosco, nos ensinar, orientar e conduzir para bons caminhos, a fim de que os frutos plantados sejam colhidos.


Texto: Valdir Pivatto (Colaborador da PASCOM)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para a Catequese!

Foto: Blog Catequese AOR
MATRÍCULAS PARA A CATEQUESE 2014:

IGREJA MATRIZ e CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA - Todos os sábados de fevereiro das 14 às 16 h (MS) no Centro Catequético da Igreja Matriz.

CAPELA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Aos domingos após a Santa Missa na Capela.

CAPELA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Todos os sábados de fevereiro das 14 às 16 h (MS) na Capela.


DOCUMENTOS: Certidão de nascimento e registro de batismo

É necessária a presença dos pais ou responsáveis!

Pré-catequese (apenas na Matriz São Pedro Apóstolo): A partir de 5 anos

Primeiro ano de Eucaristia: Crianças que completem 10 anos até 31 de dezembro de 2014

Crisma: Adolescente que completem 13 anos até 31 de dezembro de 2014

Catequese de adultos (apenas na Matriz São Pedro Apóstolo): A partir de 18 anos

Obs: Cada capela ficou responsável por realizar as inscrições das suas crianças, porém as crianças da Capela Nossa Senhora Aparecida deverão se inscrever também na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Pastoral da Comunicação de Chapadão do Sul-MS

O que é e qual o objetivo da PASCOM?

O objetivo da Pastoral da Comunicação (PASCOM) é construir uma relação "missionária" da Igreja com o mundo. Segundo o Dicionário Michaelis, a palavra missionário tem origem no latim missione (missão), em outras palavras, missionário é aquele que divulga a sua fé, é um pregador.

A PASCOM não serve apenas para tirar fotos e divulgar os eventos da Igreja, acima de tudo está a serviço da Igreja ajudando no processo de evangelização, sendo PARCEIRA de todos - pastorais, grupos e movimentos - que querem uma sociedade mais solidária e fraterna.
Quando surgiu a PASCOM São Pedro Apóstolo?

A PASCOM São Pedro Apóstolo surgiu de um desejo antigo do Padre Diomar Serafim de se criar uma pastoral em que poderiam se concentrar todos os avisos e toda a divulgação dos eventos da comunidade de Chapadão do Sul. Participantes do último ECC foram convidados a criar a Pastoral da Comunicação. Várias pessoas se candidataram e no fim das contas ficaram apenas quatro membros, sendo o casal Adriano e Renata os coordenadores.

Como é o trabalho da PASCOM de Chapadão do Sul?

Os trabalhos da PASCOM tiveram início no dia 11 de Junho de 2013 em uma reunião com três membros e o Padre Diomar. A partir de então os membros começaram a participar de todos os eventos da Igreja: festas, almoços, promoções, cursos, encontros, entre outros. Contudo, com o reduzido número de participantes, a PASCOM foi perdendo força aos poucos.

A PASCOM é responsável por registrar missas especiais e todos os eventos da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Capela Nossa Senhora Aparecida, Capela Nossa Senhora de Fátima e Capela São Francisco de Assis. Missas Sertanejas e eventos da Igreja nas comunidades rurais pertencentes a comunidade local também são registradas pela PASCOM.

Contamos com diversos colaboradores que não são membros diretos da PASCOM, mas fazem parte de outras pastorais ou movimentos. São anjos que nos ajudam a fortalecer nossos trabalhos, sempre colaboram com fotos para rechear nosso facebook.

Rede social, pode?

Claro que sim! A PASCOM tem um perfil no facebook, o que permite contato direto e instantâneo com a comunidade. Nosso facebook nada mais é que um mural de recados. Hoje temos quase 700 amigos em nosso perfil! É uma grande vitória poder compartilhar informações com todos.

Quais são os objetivos da PASCOM para 2014?

Queremos ajudar mais as pessoas!

Queremos criar um espaço para que as pessoas possam fazer pedidos de oração, como um grande círculo, em que uns rezam pelos outros. Criando um círculo de união e fortalecendo as pessoas na oração.

Sabemos que o mundo não anda muito fácil... Dificuldades financeiras, falta de diálogo, más companhias dos filhos, a influência da televisão na vida das pessoas, o apelo sexual na televisão e nas músicas, os perigos da internet... Quando paramos para pensar nas enxurradas de informações que recebemos diariamente, nos assustamos. Por esse motivo, a PASCOM tem um grande desejo de ajudar, buscando na Bíblia e com pessoas capacitadas dentro da Igreja, aconselhando e dando uma palavra amiga.

Nosso objetivo é manter sempre uma linguagem fácil para que todos tenham acesso. Estamos trabalhando no site da PASCOM e por enquanto ulitizaremos este blog para compartilhar mensagens e informações.

Temos muitos projetos para esse ano e contamos com a colaboração de toda a comunidade para colocá-los em prática.

Como entro em contato com os coordenadores da PASCOM?

Basta mandar um e-mail ou adicioná-los no facebook:

Renata:

renatabalanig@gmail.com
re.gasparetto@gmail.com

Adriano:

adrianobalani@gmail.com

PASCOM:

pascomsaopedrochsul@gmail.com


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CATEQUISTAS 2014


Copie e cole em um arquivo Word. Preencha os campos abaixo e imprima.

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CATEQUISTAS 2014

Dados Pessoais

NOME: _________________________________________________________________________
CPF: _______________________________ RG _____________________________________
DATA DE NASCIMENTO: _____/_____/______
ENDEREÇO RUA: ___________________________________________________ Nº _________
BAIRRO: _______________________________________________________________________
TELEFONE/ CELULAR: __________________________________________________________
EMAIL: ________________________________________________________________________


Informações sobre a catequese


CAPELA: ______________________________________________________________________
TURMA QUE DESEJA DESENVOLVER O TRABALHO CATEQUÉTICO: ________________ _______________________________________________________________________________
DIA DA SEMANA: ______________________________________________________________
PREFERÊNCIA DE HORÁRIO: ____________________________________________________

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Natal

A Igreja Católica preparou para este ano um lindo Presépio!

A Igreja está toda enfeitada, muito linda aguardando a chegada do Menino Jesus, nascido em Jerusalém numa estrebaria (manjedoura) entre animais.

Venha conosco fazer uma caminhada de vigília em oração. O Senhor nos chama a estar vigilantes, atentos, neste tempo do Advento aguardando a chegada a chegada do Salvador.

A Igreja está aberta para visitações! Venha apreciar a decoração de Natal e fazer um minuto de oração!

Deus abençoe você!

Desejamos a todas as famílias um feliz e santo Natal!

Texto: Valdir Pivatto (Colaborador da PASCOM)

Para mais fotos da decoração de Natal acesse o nosso facebook e vá até o álbum da Missa de Encerramento do Cerco de Jericó, clique no link abaixo:

Missa de Encerramento do Cerco de Jericó

Aconteceu na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Chapadão do Sul, o 23º Cerco de Jericó. Foram sete noites e sete dias de orações ininterruptas, com vigília de oração diante do Santíssimo Sacramento, Jesus Eucarístico, presente e diante de seus olhos, para contemplação e adoração.

Muitas bênçãos foram derramadas. Pastorais e movimentos dividiram os horários para rezar.

O Cerco de Jericó teve início dia 4 e término dia 11 de dezembro, com a celebração da Santa Missa com o Pe. Cláudio e as Sete Voltas na Igreja com proclamação das derrubadas das muralhas de Jericó, como aconteceu em Jericó, Jerusalém.

Muralhas estas das drogas, das divisões, dos vários tipos de violência, da fome, das doenças, do pecado, da falta de partilha, entre outras contaminações que nos oprimem.

Em nome da Paróquia São Pedro Apóstolo, Igreja Católica de Chapadão do Sul, queremos agradecera todos pelo esforço e dedicação!

Rogamos a São Pedro Apóstolo que interceda por nós junto de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

Texto: Valdir Pivatto (Colaborador da PASCOM)

Para mais fotos acesse o facebook da Pascom, clicando no link abaixo: PASCOM São Pedro Apóstolo

domingo, 10 de novembro de 2013

O que significa "Advento"?

Foto: Editora Cléofas

O Advento (latim advenire, significa chegar) é um dos tempos do Ano Litúrgico.

"A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação (...) é tempo de espera d'Aquele que há de vir". (Pe. Agnaldo Rogério dos Santos, Reitor dos Seminários Filosófico e Teológico da Diocese de Piracicaba)

No altar é colocada uma espécie de coroa em que quatro velas são adicionadas a cada domingo que antecede o Natal. São quatro velas.

"O 1º domingo do Advento orienta para a vinda de Jesus no final dos tempos; no 2º e no 3º domingo, a Igreja se centra na figura de João Batista e exorta os fieis para a vivência da paciência e da alegria pela proximidade do Cristo que vem, e por fim, no 4º domingo, a Igreja se centra no mistério da encarnação no seio da Virgem Maria, onde a preparação é bem mais imediata para o Natal do Senhor". (Pe. Demétrio Gomes, diretor do Instituto Teológico e Filosófico do Seminário São José na Arquidiocese do Rio de Janeiro)

O Advento é tempo de renovar as esperanças e aguardar a vinda de Cristo, nosso Salvador!