"Quando Jesus advertiu que, para segui-Lo, era preciso renunciar-se a si
mesmo e tomar a sua cruz [1], talvez os discípulos não pensassem que
Ele verdadeiramente tomaria uma “cruz”, no sentido literal. De fato,
após subir a Jerusalém, o Cristo “foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado”, como rezamos no Credo
Niceno-Constantinopolitano. O próprio Deus foi estendido sobre um
madeiro: “tomou a sua cruz”. E pediu que o imitássemos.
É verdade, nem todos os cristãos são chamados a imitar Jesus derramando
o seu sangue por Ele. Mas todos, sem exceção, devem carregar a sua
cruz, dia após dia, a fim de dizer, com São Paulo: “Estou pregado à cruz
de Cristo” [2]. Era com esta atitude espiritual que São Josemaría
Escrivá recomendava que os cristãos olhassem para os crucifixos
despojados de Cristo: “Quando vires uma pobre Cruz de pau, só,
desprezível e sem valor... e sem Crucificado, não esqueças que essa Cruz
é a tua Cruz: a de cada dia, a escondida, sem brilho e sem
consolação..., que está à espera do Crucificado que lhe falta.
E esse Crucificado tens de ser tu” [3].
No entanto, muitas pessoas parecem agir com temor da cruz, quando não
com desprezo e desdém. Dizem, orgulhosamente, que o madeiro ao qual
Jesus foi pregado não deve ser ostentado por ninguém e, contrapondo-lhe o
milagre da ressurreição, rejeitam a exaltação da Santa Cruz como culto
da dor e do masoquismo.
(...) Não devemos pedir a Deus que nos livre das cruzes, mas que nos ajude a suportá-las.
Neste mundo, não é possível que sejamos privados de sofrer simplesmente porque não podemos ser dispensados de amar.
A vontade de Deus é que sejamos santos, que O amemos, mas, para que
isso aconteça, precisamos primeiro crucificar-nos para o mundo [8],
purificar o nosso amor: “Cada dia um pouco mais – tal como ao esculpir
na pedra ou na madeira –, é preciso ir limando asperezas, tirando
defeitos da nossa vida pessoal, com espírito de penitência, com pequenas
mortificações (...). Depois, Jesus vai completando o que falta” [9]."
(Fonte: padrepauloricardo.org)
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